DST
Wednesday, June 01, 2005
  DST: Faça você a sua parte Acredita-se que Deus criou o homem a mulher e as Doenças Sexualmente Transmissíveis. Assim, esses problemas acompanham a humanidade há muito tempo. Não acreditamos que seja possível ERRADICA-LAS facilmente. Mas, com toda a certeza, podemos MINIMIZAR drasticamente o número de casos novos e de suas complicações. Basta que as "autoridades", a mídia, a população saiam do discurso e coloquem as DST como prioridades.
Os programas governamentais possuem nomes de DST/Aids, mas trabalham pouco nas questões específicas das clássicas DST (sífilis, gonorréia, clamídia, tricomoníase, herpes genital, HPV...) proporcionalmente ao que gastam com a infecção pelo HIV, por exemplo. Nada de diminuir recursos da aids, mas sim, de otimizar esforços para todas as DST.
Imagino, apenas imagino, que se fosse aplicado 10 % do que se gasta com passagens aéreas, diárias, hotéis, alimentação, taxi para as reuniões (de diversas demandas e que muitas das vezes não dão em nada) organizadas por esses programas (municipais, estaduais e nacional) se poderia ter mais verbas (e tempo) suficiente para um bom trabalho visando diminir, acentuadamente, os casos de sífilis congênita.
Pois, o Brasil tem números VERGONHOSOS de casos de sífilis congênita. Dados governamentais apontam para mais de 25.000 casos novos a cada ano. No pré-natal da rede pública estima-se que mais de 1,5 % das gestantes estejam contaminadas pela sífilis. Ou seja, são mais de 15 casos por 1.000.
A Organização Mundial da Saúde indica que num ambiente justo de saúde pública esse número seja pelo menos 1 caso por 1.000 nascidos vivos. Pois, o diagnóstico e o tratamento da sífilis são SIMPLES, BARATOS e altamente EFICAZES.
O que falta para que o Brasil elimine a sífilis congênita é uma tomada de posição efetiva dos gestores, dos profissionais e da população (evidente que os meios de comunicação estão inseridos).
Certa vez se pensou que o ensinar era prerrogativa da escola. Todos temos o papel de educar. Educar os educadores, inclusive.
A população e a mídia podem retro-alimentar o sistema ensino, pesquisa, política pública de saúde.
Os gestores não podem ficar com todas as prerrogativas das administrações. Até porque, inúmeros administradores não possuem a mínima vivência dos problemas enfrentados no front. São OBRIGADOS a escutarem (e auscultarem) os administrados. Assim deve ser uma sociedade socialmente evoluída.
Não temos o direito de perder espaços para cobrar e ser cobrado. Ensinar e ser ensinado. Educar e ser educado. Viver bem e ajudar o outro a viver melhor. Visto que, por exemplo, milhares de bebês morrem dentro ou fora do ventre materno vítimas de uma ou mais DST sem a oportunidade de criar uma ONG ou um blog que os representem.

Mauro Romero Leal Passos
www.uff.br/dst 
Comments:
Dr.Mauro , boa idéia a sua de criar o Blog das DST/AIDS, assim poderemos trocar experiências.

Maria Salomão,na luta contra DST/AIDS PB.
 
Dr.Mauro ,
Seu Blog o qual achei muito interessante, mais uma arma para a comunidade que luta contra as DST/AIDS e o para portadores e grupo de risco; quero parabenizar sua iniciativa . Como escrevo peças teatrais com o tema criei um Blog para divulgar e trocarmos experiências, o meu projeto ARTE PARA VIDA , Grupo Compare é muito atuante ,pobre em recurso e rico em boa vontade em educar neste e em outros fatores de risco à saúde.

Parabéns.

Maria Salomão.
 
Caro Profº Mauro,

Sou do Núcleo de Promoção da Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel dos Campos - AL. Há alguns dias chegou às minhas mãos um cartaz produzido pelo Sr. e a equipe da UFF chamado "Deessetologia na parede". Gostei muito e gostaria de adquirir mais exemplares para disponibilizá-los nas unidades de saúde do PSF, além de escolas e instituições parceiras.

Se puder entrar em contato, ficarei muito agradecido.

Leonel Lopes Alves
Núcleo de Promoção da Saúde
São Miguel dos Campos - AL
lionel777@bol.com.br
lionel777-3@hotmail.com
(82)32711403 (Ramal 238)
 
2012 chegou e a sífilis congênita continua, no Brasil, carecendo de controle.
Precisamos de um esforço conjunto, com todos os setores da sociedade, para resolver esse grave problema de saúde pública.
Em 20 de outubro, Dia Nacional de Luta contra a Sífilis vamos dar visibilidade maior a essa questão.
Mauro Romero
 
Post a Comment

<< Home
Acredita-se que Deus criou o homem a mulher e as Doenças Sexualmente Transmissíveis. Assim, esses problemas acompanham a humanidade há muito tempo. Não acreditamos que seja possível ERRADICA-LAS facilmente. Mas, com toda a certeza, podemos MINIMIZAR drasticamente o número de casos novos e de suas complicações. Basta que as "autoridades", a mídia, a população saiam do discurso e coloquem as DST como prioridades. Faça VOCÊ a sua parte.

Name:
Location: Niterói, RJ, Brazil

Médico, professor universitário (Universidade Federal Fluminense; Professor Associado e Chefe do Setor de DST do Departamento de Microbiologia e Parasitologia; Diretor da Editora da UFF (www.editora.uff.br) - Niterói, RJ), Presidente da Comissão Nacional Especializada em Doenças Infecto-contagiosas da Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), Vice Presidente da Sociedade Brasileira de DST, Vice Presidente da Sociedade De G&O do Rio de Janeiro, Editor-chefe do Jornal Brasileiro de DST (www.uff.br/dst), Presidente da ONG Eliminasífilis (www.eliminasifilis.org) casado, cinco filhos. Enófilo (pessoa que gosta de vinho). Docente e médico por vocação de adorar pessoas. Amante da família. De cavalos também.

ARCHIVES
June 2005 / April 2008 /


Powered by Blogger